Por que o elefante é tão gordo, se ele é herbívoro?

Fonte da tirinha: mentirinhas.com.br
Muito de vocês têm dúvidas por que alguns animais que são herbívoros, como elefantes, vacas e rinocerontes são tão grandes.


Está dúvida é recorrente, pois se tivéssemos um dieta parecida ao do elefante, comendo apenas verduras, ficaríamos muito magros e desnutridos, já o elefante é gigante.

Por que será que isso ocorre?

As folhas são constituídas principalmente por fibras. 



Muitos constituintes das fibras não são digeridos pelos seres humanos, como as celuloses. Como a maior parte das folhas são constituídas por celuloses, os vegetais têm baixa caloria.

Porém, herbívoros conseguem digerir essas fibras, pois possuem em suas floras intestinais microrganismos que possuem enzimas que degradam a celulose. 

Assim, uma folha de alface para um elefante é como se fosse um bife, para você, humano.

Entenderam? 

Mas, vamos tentar corrigir uma outra confusão. Veja bem o elefante não é gordo, ele é grande. Ser gordo é diferente de ser grande. 

Vamos tentar entender.

Ser gordo ou obeso é está acima do peso considerado ideal para aquela espécie,  podendo acarretar graves problemas de saúde.



Cada espécie possui um "biotipo típico": alguns animais são altos, como a girafa; outros possuem um volume imenso, como elefantes, mas são características da espécie. Por isso, em termos de obesidade nunca devemos comparar um elefante a um cachorro ou a um humano. 










Constipação crônica funcional. Com que fibra suplementar? - http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n3/v80n3a01.pdf

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...