A música antes do gravador de som



O primeiro gravador de som foi inventado em 1877 por Thomas Edison.  O primeiro som gravado por Edson foi sua própria voz recitando o poema  "Mary Tinha uma Ovelhinha"


Este fato por si só, pode ser banal ou simplesmente curioso, mas parem para pensar: se o primeiro som foi gravado apenas em 1877, isso quer dizer que não há registros de Mozart (Morreu em 1791) ou Beethoven (Morreu em 1827) tocando suas próprias sinfonias, ou seja, só há "covers" destas músicas! 

File:Wolfgang Leopold Nannerl.jpg
 Mozart e sua família em turnê. Hoje as turnês podem ser eternizadas em DVDs

Inevitavelmente, os compositores eram mais famosos do que os cantores, pois as composições poderiam ser eternas, já os cantores ou instrumentistas morriam e levavam para o túmulo seu legado. 

Hoje as músicas marcam gerações muito rapidamente; podemos ver nítidas diferenças no gosto musical em intervalos curtos de 10 anos! Pois graças as gravações, a música se tornou mais acessível, influenciando muito mais nossas relações sociais. 

Sucesso em 1990 (Kaoma)

Sucesso atualmente (Restart)


Olhando o passado, percebemos que o mundo antes de 1877 era mudo para os registros históricos. É uma pena temos apenas imagens como registros musicais dos povos antigos.


Gravura de músicos do antigo Egito



Conjunto grego tocando harpa, cítara e lira


Já eu, só tenho a agradecer a Thomas Edison, pois posso escutar Ramones a qualquer momento. Mesmo o Joey, o DeeDee e o grande Johnny já terem falecidos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...