Quando uma formiga morre, frequentemente vemos outra formiga carregando o cadáver.
Formiga argentina carregando a companheira morta
Dependendo da espécie, o cadáver é levado para cemitérios onde se empilha o lixo ou é carregado para fora do formigueiro. Este ritual serve para manter o formigueiro limpo, livre de patógenos.
Mas, como as formigas sabem que a “fulana morreu”?
Tem-se identificado algumas substâncias produzidas pelo cadáver que alertam o falecimento, principalmente ácidos graxos, como ácido oleico. Em um experimento muito famoso de E. O. Wilson, ao impregnar uma formiga viva com ácido oleico, a coitada é imediatamente levada para o cemitério!
Porém, há algumas espécies que fazem exatamente o contrário, pois são as formigas vivas que produzem substâncias (dolichodial e iridomyrmecin); ao morrerem, rapidamente, estas substâncias saem do cadáver e a ausência alerta a comunidade: Formiga morta!
Este comportamento de carregar não é exclusivo para as companheiras mortas, as companheiras vivas podem ser carregadas pelas operárias, quando há mudança de formigueiro. Neste caso, é comum ver as larvas também sendo carregadas.
Aphaenogaster cockerelli carregando uma larva
Formiga levando a companheira para ajudar a carregar o alimento
Digamos que trata-se de uma ajuda não voluntária.
Fontes consultadas:
- Ant workers carry over friends to help forage for food - http://www.bbc.co.uk/nature/13815182
- 'Hey I'm Dead!' The Story Of The Very Lively Ant - http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=102601823
- Formigas enviam mensagens químicas - http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/formigas_enviam_mensagens_quimicas.html
- Why do adult nestmates carry each other (Ken, Poland, Ohio, USA) - http://www.antweb.org/antblog/2010/07/why-do-adult-nestmates-carry-each-other-ken-poland-ohio-usa.html