Por que alguns insetos são verdes?

Quando se falam em insetos verdes, bem provável que muitos pensem em clorofilas (pigmento responsável pela cor verde em plantas). 


Inseto folha. Foto: minibeastwildlife.

Até um tempo atrás, acreditavam que a coloração esverdeada era devido a ingestão de clorofila. Hoje sabe que esta história é bem mais complicado, parece que a clorofila não dá esta coloração nos insetos, mas é responsável pela coloração em vários outros animais.

Em insetos a cor verde é uma mistura de pigmentos azul ou azul-esverdeado com pigmentos amarelados. Pigmentos amarelados são carotenoides e os pigmentos azul ou azul-esverdeado são bilinas como biliverdina (1), biliproteínas (2) e pterobilinas (3). 

Mas quem são as bilinas?

Bilinas são substâncias tetrapirrólicas abertas. Confuso? tudo bem, o importante é saber que estas substâncias são parecidas com clorofilas, mas as clorofilas são cíclicas.  Então, há uma hipótese que estas bilinas são derivadas da degradação das clorofilas ingeridas por estes insetos, mas nada provado.

Lagarta da mariposa de Agrius convolvuli.
A coloração verde dá uma excelente camuflagem para insetos entre as folhas. Tente encontrar o gafanhoto na imagem abaixo.

Gafanhoto camuflado entre as folhas. Foto: scribol.com.

Referências: 
1 -  Saito & Shimoda (1997).
 2 - Saito (2001).
3 -  Rüdiger et al. (1968).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...