Louva-a-deus orquídea


Vocês estavam muito ansiosas para mais uma postagem do tópico: Insetos para moças, né meninas?

Então vamos a ela... Vejam a foto abaixo e procurem um belo inseto.


Ih... Não acharam! Cliquem sobre a imagem e vejam o belo Louva-a-deus orquídea!

Este belo inseto (Hymenopus Coronatus) também conhecido como louva-a-deus rosa habita florestas tropicais da Malásia, Indonésia e Tailândia. Podem ser encontrados sobre flores de jasmim-manga, mamão e lógico de orquídeas.

Hymenopus Coronatus sobre uma orquidea

Esta espécie de louva-a-deus apresenta um incrível dimorfismo sexual, enquanto as fêmeas são enormes, cerca de 7cm, os machos são bem menores, cerca de 2,5cm!

Uma fêmea e um macho (Círculo) de Hymenopus Coronatus

A estratégia de camuflagem destes animais consiste em passar despercebidos para o polinizador das flores ou para outro animal desavisado, assim o esperto louva-a-deus dá o bote e captura a presa (Vejam vídeo abaixo).


Pode fazer parte de seu cardápio, pequenos lagartos e insetos como abelhas e borboletas, porém parece que eles adoram bananas (Vejam o vídeo abaixo). 


Agora, quando o louva-a-deus é ameaçado sua pomposa camuflagem também serve para enganar os predadores (Lagarto, lagartixa, aranhas-pega-moscas, morcegos, sapos, pássaros...), porém se a estratégia não dê certo, eles são altamente agressivos e mordem tudo o que tiver do seu lado.

Vejam as fotos abaixo e percebam que a coloração destes animais podem variar muito. Essa variação é devido o meio influenciar muito o desenvolvimento da cor do adulto.








Já as ninfas desses louva-a-deus é um show a parte, vejam como elas são bem diferentes do adulto!



Bibliografia:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...