Um animalzinho um tanto folgado!



Anfipodas são pequenos crustáceos sem carapaças e estreitos lateralmente.
  
 

  
Porém, um desses anfípodas, o Pseudamphithoides incurvaria, “não muito conformado por não possuir carapaça”, virou um excelente construtor.

Suas belas carapaças bivalves são construídas com uso de uma alga marrom (Dictyota bartayresii). 

Dictyota bartayresii


Basicamente, ele se posiciona lateralmente a superfície da alga, parecendo verificar o tamanho a ser cortado (A)! Depois, ele recorta com peças bucais uma região circular (B) cobrindo um lado do corpo (C). 


Em seguida, repete o processo para cobrir o outro lado, juntando os círculos com secreções. Finalmente, com a carapaça pronta (D), ele se protege dos predadores!


Muitos talvez estejam se perguntando: Como uma alga protege esse bicho?

Essa alga, não é qualquer alga! Ela é rica em uma substância altamente tóxica (dictiol), por isso os peixes das redondezas evitam tanto a alga como o anfipoda. É tanto que em um experimento onde se retirou a carapaça do anfípoda ou a carapaça foi construída com outra alga (Carapaça artificial), quase 100% deles foram comidos pelos predadores.


Porém, esses bichinhos não satisfeito de usar a alga para proteção, ainda vivem sobre ela e como são resistentes ao dictiol, eles a consomem. Um tanto folgado! 



Fontes consultadas:

1) Notes on the Ecology and Behaviour of Pseudamphithoides incurvaria (just) (Crustacea, Amphipoda, Ampithoidae) - http://si-pddr.si.edu/jspui/bitstream/10088/10285/1/iz_1982_Lewis_Kensley_Notes_on_Pseudamphithoides_incurvata.pdf


3) Chemical ecology and marine biodiversity: insights and products from the sea - http://www.tos.org/oceanography/issues/issue_archive/issue_pdfs/9_1/9.1_hay_fenical.pdf



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...