Os óleos vegetais para se tornarem sólido a temperatura ambiente precisam ser hidrogenado (adição de hidrogênio nas insaturações), porém neste processo há formação de uma gordura prejudicial a nossa saúde: A gordura trans.
A gordura trans parece aumentar o risco de doenças cardíacas por aumentar o nível de LDL (mal colesterol) e diminuir o nível de HDL (bom colesterol). Podemos encontrar gordura trans em margarinas, biscoitos recheados, frituras... (Fig. 1)

Figura 1: Alimentos que contem gorduras trans
Você neste momento deve está se perguntando por que é fundamental esta hidrogenação, já que é tão prejudicial a nossa saúde? A hidrogenação é importante porque melhora o gosto e a textura, além de aumentar o prazo de validade dos alimentos.
Mesmo se evitarmos consumir gorduras vegetais, não conseguiremos eliminar por completo a ingestão das gorduras trans, pois ela está presente naturalmente em carnes e leites de vaca e em outros ruminantes. Está ai o motivo que muitos nutricionistas recomendam evitar carnes vermelhas e muito leite no dia-a-dia (3).
Porém, há gorduras trans presente quase exclusivamente no leite e na carne vermelha que tem mostrado ser benéficas a saúde como o ácido graxo trans-palmitoléico que parece reduzir o risco de Diabetes tipo II (1) e o ácido vacênico que reduz o nível do colesterol, LDL e níveis de triacilglicerídeos (2).
Está ai, mais controvérsias para o consumo de carnes vermelhas, afinal faz bem ou não para saúde? E as outras gordura trans presente nas carnes vermelhas e no leite são benéficas ou não?
Portanto, a única certeza que fica é que muito ainda precisa ser pesquisado para ser afirmado que carnes vermelhas faz mal à saúde.
Leia mais:
2) Field, C. J.; Blewett, H. H.; Proctor, S.; Vine, D. Human health benefits of vaccenic acid. , v. 991, p. 979-991. doi: 10.1139/H09-079, 2009.