Parece que temos que agradecer aos parasitas pelo sexo como o conhecemos



Sob um ponto de vista evolutivo, a reprodução sexual sempre deixou os biólogos com os "cabelos em pé", pois por incrível que pareça, a reprodução sexual não é tão vantajosa assim.

A reprodução assexual (Clonal) é "muito mais tentadora", pois há menos gasto energéticos. Neste caso, não há necessidade de perder tempo com sedução, procura de um parceiro, lutar em nome do amor e ainda há a vantagem de não haver risco de contrair uma doença sexualmente transmissível!

E mesmo assim, no meio destas imensas vantagens, a maioria das plantas e animais insistem em fazer sexo. Por que será?


A resposta para esta pergunta parece ser: PARASITAS!

É isso mesmo: Parasitas! Parece que eles criam uma situação favorável para os organismos rearranjarem seus genomas uns com os outros, apesar das desvantagens do sexo.


Estes rearranjos criam descendentes com novas combinações genéticas que podem acarretar em resistências aos parasitas, que também não fogem da briga. Seria uma eterna luta entre o parasita e o hospedeiro!

Apesar dessa hipótese sobre a vantagem da reprodução sexual ser muito bem aceita pela comunidade científica, ainda há poucas evidências experimentais.

Agora, biólogos da Universidade de Indiana usando o nematoda Caenorhabditis elegans e um dos seus parasitas a bactéria Serratia marcescens fizeram um experimento muito elegante que está tentando provar esta hipótese.


O nematoda Caenorhabditis elegans e a bactéria Serratia marcescens na placa de petri

Basicamente, os pesquisadores modificaram geneticamente o nematoda, obtendo dois grupos:

1) Nematodas que se reproduzem sexuadamente.
2) Nematodas que se reproduzem assexualmente.

Os pesquisadores expuseram os dois grupos ao parasita e verificaram que o segundo grupo se extinguiam em poucas gerações e o primeiro permanecia "firme e forte" ao longo de muitas gerações.

Mostrando ai, experimentalmente, uma vantagem para o sexo.



Fontes consultadas:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...